Nesta quarta-feira (12) a Prefeitura de Guarulhos promoveu uma atividade de educação em saúde no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso. O evento reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e coordenadores de setores estratégicos da saúde para discutir a importância da notificação e do monitoramento dos casos de acidentes de trabalho com exposição a material biológico.
Durante a roda de conversa foram abordadas as condutas a serem adotadas quando um profissional de saúde sofre uma exposição de risco, destacando a necessidade de encaminhamento rápido das informações ao Departamento de Vigilância em Saúde para garantir o acompanhamento adequado dos indicadores municipais e apoiar as intervenções preventivas necessárias.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a importância das profilaxias para HIV e hepatites virais em situações de acidente com material biológico, violência sexual e relação sexual consentida. A população pode ter acesso a esses medicamentos preventivos por meio do atendimento realizado nas unidades de urgência e emergência de Guarulhos.
Todas as UPAs, PAs e hospitais públicos do município oferecem testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, bem como a profilaxia pós-exposição ao HIV para aqueles que se expuseram ao risco de infecção. Além disso, a imunização contra a hepatite B está disponível para toda a população nas UBS do município.
Em 2024 foram notificados 229 casos de acidente de trabalho com exposição a material biológico em Guarulhos. A Secretaria da Saúde realiza visitas técnicas e promove atividades de educação permanente nos serviços de saúde para garantir a prevenção, o manejo adequado e o monitoramento desses casos.



